quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Leis de Kepler

   Alguns anos após a morte de Copérnico, o astrônomo alemão Johannes Kepler, adepto do sistema heliocêntrico, desenvolveu um trabalho de grande vulto, aperfeiçoando as idéias de Copérnico. Durante cerca de dezessete anos, Kepler examinou cuidadosamente uma grande quantidade de medidas referentes ao movimento dos planetas, tabeladas por outros astrônomos que o procederam. Em conseqüência desse enorme esforço, ele conseguiu estabelecer três leis sobre o movimento dos planetas, que permitiram um grande avanço nos estudos da astronomia. Estas leis são as seguintes:

- A primeira Lei de Kepler: “As órbitas dos planetas em torno do sol são elípticas. O sol ocupa um dos focos destas elipses”.


   Como mostra a figura, uma elipse descrita por um planeta. O Sol, como se pode ver, não está no centro da curva, mas em um ponto denominado foco da elipse. Essas órbitas são quase circulares, sendo admirável que Kepler tenha conseguido perceber que, na realidade, são elípticas.


- A Segunda Lei de Kepler: “A reta que une um planeta ao sol varre áreas iguais em tempos iguais”. A lei das áreas é equivalente a constância do momento angular, logo, quando o planeta está mais distante do Sol (afélio) sua velocidade é menor que quando está mais próximo ao Sol (periélio). No afélio e no periélio, o momento angular L é o produto da massa do planeta, por sua velocidade e por sua distância ao centro do Sol.





Sendo que:

- Terceira Lei de Kepler: “O quadrado do tempo que um planeta leva para dar uma volta completa em torno do sol (período de revolução) é proporcional ao cubo da distância do planeta ao Sol (supondo a órbita circular)”.
Esse resultado, obtido após muitos anos de estudos realizados por Kepler, pode ser entendido, simplificadamente, da seguinte maneira: quanto mais longe do sol estiver o planeta, maior será o seu período de revolução.

   Matematicamente, a terceira lei de Kepler pode ser expressa da maneira mostrada a seguir. Consideremos dois planetas, A e B:

- para A temos um período Ta e uma distância ao sol dA;

- para B temos um período Tb e uma distância ao sol dB.

Então:


Sendo que:
k=constante
T²= período

R³= distância média ao sol

A seguir um vídeo que explica as leis de Kepler:










Um comentário:

  1. muito interessante,conseguiram expor as leis de um modo com que as pessoas entendam, muito legal... Parabéns meninas
    Bruna signor

    ResponderExcluir