quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Lei da Gravitação Universal e Aceleração da Gravidade

A lei da Gravitação Universal:


Alguns conceitos ditos:

“O Sol exerce uma força de atração sobre os planetas”.

“A Terra exerce uma força de atração sobre a Lua”.


Newton havia, então proposto que:

- o Sol atrai os planetas;

- a Terra atrai a Lua;

- a Terra atrai todos os corpos próximos a ela.

Reunindo essas observações, ele teve a idéia de atribuir todas as atrações a uma causa única, ou seja, a uma propriedade geral da matéria:

“Há uma força de atração mútua entre dois corpos materiais quaisquer, que é denominada força gravitacional ou força da gravidade”.

Com esta proposta de Newton, nascia a ideia de gravitação universal, ou seja, de uma atração entre todos os corpos materiais. Existe, então, uma força de atração exercida não apenas pelo Sol e pela Terra; na realidade, existe uma atração gravitacional também entre você e um livro, entre você e seu colega, entre o professor e o quadro-negro, enfim, entre dois objetos quaisquer!

Não devemos nos esquecer de que esta atração é mútua, isto é, tanto o Sol atrai um planeta como o planeta atrai o Sol; a Terra atrai a maçã e a maçã atrai a Terra, etc. (terceira lei de Newton).

Expressão matemática da lei de gravitação universal:


Newton conseguiu ainda, baseando-se em seus estudos, chegar a uma expressão matemática que tornava possível calcular a força de atração gravitacional entre dois corpos. Ele percebeu que, quanto maior as massas dos corpos, maior a força de atração entre eles e, quanto maior a distancia entre os corpos, menor é ela.

Supondo, por exemplo, dois corpos de massas e , separados por uma distância d, Newton mostrou que o módulo da força de atração gravitacional entre eles era dado pela seguinte lei:


Aceleração da Gravidade



Dois corpos quaisquer se atraem com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.



G= 0,0000000000667 unidades SI SI ou G= 6,67 sobre 10 elevado na 11 unidades SI= 6,67 x 10  elevado na menos 11 unidades SI.


Em virtude desse valor de G, a atração gravitacional entre dois objetos do nosso cotidiano (duas pessoas, por exemplo) é quase imperceptível. Somente quando a força é exercida por corpos de massas muito grandes (como o Sol ou a Terra) é que ela se torna apreciável.