sábado, 31 de outubro de 2009

Sistema Geocêntrico de Cláudio Ptolomeu

 Sistema Geocêntrico:


      Cláudio Ptolomeu é um cientista de origem grega, nascido, talvez em 90 d.C., na cidade de Ptolemaida Hérmia, no Egito. Morreu em Canopo, também no Egito, por volta do ano 168 d.C.
      Sua obra principal é A grande síntese, ou na tradução árabe: Almagesto. Nesse livro, ele adota o sistema geocêntrico: em que a Terra encontra-se no centro do universo, e em torno dela giram Mercúrio, Lua, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. A astronomia é a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade (século IV a.C) os filósofos gregos, observando o movimento dos astros no céu, tentavam criar um modelo que mostrasse como o Sol, a Lua e as estrelas estavam dispostos no espaço. A Terra, nestas descrições, era geralmente colocada no centro do modelo, isto é, no centro do universo. Por isto, estas descrições são conhecidas como “sistemas geocêntricos” (geocêntrico significa “centrado na Terra”; geo, em grego, significa “Terra”).

      De acordo com Platão e Aristóteles, as órbitas desses astros seriam círculos perfeitos. Mas a observação astronômica de Ptolomeu forneceu elementos incompatíveis com esse esquema. Por isso, ele inventou um complicado sistema de oitenta epiciclos em que se movimentariam esses astros. Segundo Ptolomeu, um epiciclo é a órbita circular descrita por um planeta, enquanto o centro dessa órbita descreve outra, igualmente circular, ao redor da Terra.

      A idéia do astrônomo foi adotada pelos teólogos medievais, que rejeitavam teorias que não conferisse à Terra o lugar de centro do universo. O sistema de Ptolomeu foi mantido e ensinado durante quase 14 séculos. Só no século 16 Copérnico o substituiu pelo sistema heliocêntrico, confirmado por Galileu. No século 17, Kepler removeu as últimas dificuldades, demonstrando que os planetas não giram em círculos, mas em elipses.
      A figura representa um esquema simplificado do sistema de Ptolomeu. Observe que a terra ocupa imóvel, o centro do modelo, e ao redor dela giram a Lua e o Sol em órbitas circulares (órbita significa “trajetória fechada”). Cada planeta, segundo Ptolomeu, gira em torno de um ponto, que por sua vez gira em torno da terra, em órbita circular.



Esquema simplificado do sistema geocêntrico do Ptolomeu.



     A seguir, um vídeo que explica a teoria geocentrica de Ptolomeu e a heliocêntrica de Copérnico:



14 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho realizado, grandes pensadores, pois todos os individuos que até hoje descobriram algo tiveram que pensar sobre isso, parabéns a todos aqueles que contribuiram para este blog, que muitas pessoas se ''sirvam'' deste instrumento de pesquisa realizado por voces...
    by Igor Albarello

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO TRABALHO ADOREI .
    ENCONTREI TUDO OQUE QUERIA ..

    ResponderExcluir
  3. era pra ser menor o texto mais t de parabens!!!@@@###$$R%%%¨¨¨&&**(()))__++}

    ResponderExcluir
  4. LUCIANA DISSE... PARABENS ADOREI MUITO SEU TRABALHO ESPERO QUE ME ADIMIRA TAMBEM BJS DE LUCIANA.TCHAU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado e eu agradeço pelos elogios pelo meu trabalho !!!!

      Excluir
  5. prabens pelo texto gigante caralho

    ResponderExcluir
  6. Lindo blog parabens --' soh pega as coisas do outro site e copia aki muito esperto ja eh o segundo link q vejo ihual a outros sites e os baba ovo nem ve isso http://educacao.uol.com.br/biografias/ptolomeu.jhtm

    ResponderExcluir
  7. puta que paril queria resolver meu problema e não aumentar eli ... que texto grando da porra ... mas fazer o ke néh

    ResponderExcluir
  8. Ptolomeu foi um cientista corajoso assim como galileo,pois teve coragem de afirmar uma coisa que niguém teria sonhado em afirmar.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo Trabalho adorei!
    Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  10. aff por que não ter resumo

    ResponderExcluir
  11. Bla bla bla... Viu eu copiei um texto grande pra caralho sobre " o que é filosofia acho que deus mais de 10 folhas e vocês estao reclamdo que um

    ResponderExcluir
  12. Texto depoucos paragrafos é grande pra porra kk affs bande de priguIsosos kkk sé locoo

    ResponderExcluir
  13. E obgd pra quem fez o trabalho me ajudou muitooo vlw. =)

    ResponderExcluir